Foto: Lavoura de Soja
Foto: Lavoura de Soja

Você sabia?

Que a inoculação e coinoculação são eficientes práticas que geram mais produtividade para muitas culturas produzidas em solos brasileiros, com baixo custo e sustentabilidade?

A inoculação, segundo EMBRAPA (2010), “é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante”.

Logo, a coinoculação consiste em fazer o uso em conjunto de uma bactéria de crescimento vegetativo (como o Azospirillum brasilense) com uma bactéria simbiótica (Rizóbio), a fim de potencializar a produtividade de leguminosas. Essa prática pode ser aplicada tanto no sulco, quanto em tratamento de sementes.

O Azospirillum brasilense é uma espécie de bactéria destinada para fins de crescimento vegetativo. Isso acontece porque além de ser fixadora de nitrogênio (no solo), ela tem o poder de produzir hormônios vegetais, como o AIA (Ácido Indolacético) e quelantes orgânicos benéficos para a maior parte do reino vegetal. Por isso, ela é indicada para culturas de PASTAGENS, TRIGO, MILHO, AMENDOIM, FEIJOEIRO, SOJA etc.

Já os famosos Rizóbios são indicados para algumas espécies de leguminosas como SOJA, FEIJOEIRO, AMENDOIM, etc. Essas bactérias são eficientes para essas culturas porque penetram nas raízes, formando os conhecidos nódulos. Através deles, acontece a FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) contido no ar para servir de alimento para as plantas em que são inoculados.

Referências:

REIS JUNIOR, F. B.; MENDES. I. C.; REIS. V. M.; HUNGRIA. 20 Perguntas e Respostas Sobre Fixação Biológica de Nitrogênio. Planaltina, DF: EmbrapaCerrados: Documentos 281, 2010. p. 11.

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/2650/inoculante-para-gramineas

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1057259/azospirillum-um-velho-novo-aliado

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49621798/dia-de-campo-na-tv–inoculacao-e-coinoculacao-aumentam-produtividade-da-soja-e-de-gramineas

23/03/2022

Autor: Jonathan de Araújo Rabitto – Consultor Técnico-Comercial.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *